segunda-feira, 9 de julho de 2007

Linux Desktop - Faltam alguns ajustes

O que vocês acham que é necessário ao Linux para que seja uma referência para usuários Desktop??

Aqui vai a minha opinião.

1 - Compatibilidade com Palmtops e PocketPCs
2 - Plugin Flash
3 - Media Center
4 - Padronização de Pacotes
5 - Otimização dos ambientes gráficos
* Abaixo cada tópico comentado

1 - Compatibilidade com Palmtops e PocketPCs
Muitas pessoas tem gadgets mas tem dificuldades no linux, eu como um "fuçador" da área, tenho vários gadgets mas não consigo uma boa comunicação entre eles e o Linux. Por Exemplo, o meu Treo 650, já tentei sincronizá-lo utilizando vários softwares para tal tarefa, mas nunca consegui. Tem também meu Dell Axim x50v, foi a mesma novela, tentei de tudo, mas quem disse que funcionou???
Mas não culpo o Linux, os Drivers proprietários atrapalham bastante a evolução tecnológica. Todos deveriam seguir o exemplo da nvidia, quem tem sempre seu driver de linux atualizado e funcional!!!

2 - Plugin Flash
Alguém aí ja teve problemas de lentidão com Plugin do Flash?? Todo dia passo por isso, pois escuto músicas pelo youtube. Após abrir 3 ou 4 janelas do youtube o processamento vai lá pros 90%, aí fica um pouco complicado, a música trava, o firefox trava, o KDE/Gnome trava.
Acho que falta um pouco mais de envolvimento da Adobe com o Linux para desenvolver plugins mais bem elaborados.

3 - Media Center
Eu sinto a necessidade de ter um Media Center para poder manipular/classificar/organizar meus álbuns e mp3. Atualmente eu utilizo o AmaroK, mas não me sinto satisfeito com ele... Alguém tem uma sugestão?

4 - Padronização de Pacotes
Seria interessante você poder insalar qualquer software da mesma forma independente da distribuição, hoje temos o problema de trocar de distribuição e dar de cara com um tipo de pacote diferente. Entendo que cada distribuição tem seus conceitos de softwares aceitáveis, mas com uma padronização de pacotes seria mais fácil para usuários leigos em linux. Hoje temos .rpm, .deb, .tgz e outros vários tipos, todos com a mesma finalidade!

5 - Otimização dos Ambientes Gráficos
Sinto falta da época em que utilizar ambiente gráfico no linux era sinônimo de velocidade e estabilidade!!! hehehehehe, o KDE é tão lento quanto o Windows Vista, o Gnome está encaminhando para o mesmo caminho. É claro que temos várias opções de ambiente gráfico, mas como estes dois são os mais populares resolvi falar deles. Mas també gosto muito do enlightment, que ainda tem um desempenho legal. Talvez muitas pessoas não tenham o problema de desempenho como eu, mas estamos no Brasil, temos computadores graças ao incentivo do governo, computadores que não tem mais de 512Mb de RAM, e mais que 2.2Ghz de processamento!!!

Está lançado o meu ponto de vista, podem bombardear!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

O que o software livre em geral precisa é de mais organização e cooperação. Precisa também de mais documentação por parte do resto do mundo (as fabricantes e desenvolvedoras precisam documentar seu hardware, seus protocolos, seus formatos de arquivo, etc.) para melhor interoperabilidade e compatibilidade (todos deveriam seguir o exemplo da Realtek e não da Nvidia).

Assim você mata os problemas 1 e 2 porque com boa documentação nós podemos escrever bons drivers de dispositivo (para os seus gadgets, por exemplo) e também boas alternativas livres (uma implementação livre do Flash, por exemplo). Mata também o problema 3 porque a melhor colaboração entre os projetos significa melhor progresso e menos esforço duplicado, resultando em software melhores e provavelmente um melhor Media Center pra você. Com a organização vem a padronização e assim o problema 4 morre.

O problema 5 é um caso à parte. Não se trata de otimização. Na verdade a única interface que precisa de mais otimização, na minha opinião, é o Gnome, que é a maior consumidora de memória e a mais lenta de todas (no fundo esse é um problema mais pro lado do GTK do que pro do Gnome). Mas o verdadeiro problema, no fundo, comum entre o KDE e o Gnome é apenas um: bloat. O princípio da simplicidade herdado do Unix se perdeu há muito tempo e hoje em dia as únicas interfaces usáveis, pelo menos para mim, são as consideradas "leves" e "minimalistas" como Fluxbox. Gosto muito do Enlightenment também, acho ele um exemplo de equilíbrio.

Anônimo disse...

Precisa de padronização
Facilidade para instalar e configurar programas mais comuns

Anônimo disse...

Concordo com tudo que você comentou, eu sou um usuário novato no linux e tenho certeza que o linux ainda vai dominar o mercado, mas para que isso seja possível, tem de melhorar nestas questões que você comentou,
Sei que em algumas áreas falta mais boa vontade dos fabricantes de hardware, mas acredito que o linux vai chegar ao topo...

valeu,

Alexander

Anônimo disse...

Meu caro Mano Brown... creio que se publicar isto aqui voce vai ficar cheio de visitantes...

COMO RODAR FLVs (arquivos de video baixados no YOUTUBE e similares em seu Pocket PC)

Primeiramente temos aqui um Dell Axim com um Processador Intel(R) PXA270 que pode influenciar na decodificação

Segundamente precisamos baixar e agradecer ao cumpadi que publicou estas coisas... depois posto no rapidshare http://www.mobilidades.net/2007/08/12/guia-completo-para-visualizar-filmes-do-youtube-no-pda/

Terceiramente estou aqui contrariando todas as leis do que foi dito em forums por aí, ao comentarem ser impossível... kkk assistindo alguns videos da minha coletanea.

Bullshit com todas as letras

Agora eh soh publicar By Camaraododeserto.