quarta-feira, 11 de julho de 2007

Windows? Linux? Patente? Monopólio? E aí?

Após tantos posts polêmicos como o Mac OS x Windows x Linux, o Microsoft: não gosta? NÃO USE!!! e o Nem todos Microsoft…, é a minha vez de postar algo sobre o assunto.

Muito se discute hoje na internet o monopólio e a dependência de softwares da Microsoft.

Após vários anos de patentes, processos, brigas a Microsoft estabeleceu um monopólio quando referimos a Sistema Operacional e Suite de Aplicativos de Escritório. Hoje como um usuário Linux eu sinto o peso deste monopólio, pois muitas vezes dependo de softwares da microsoft. Não que os aplicativos do Linux não cumpram com o seu dever, mas muitas das vezes aparece aquele professor de Estatística e te dá uma planilha com 1000 abas, e um zilhão de fórmulas alienígenas que simplesmente não funcionam no OpenOffice. E quando aquele professor que ama a Microsoft utiliza o Visual Studio para .NET (nao desconte na minha nota, tá Nepomuceno!), claro que o Mono é um projeto espetacular, mas ainda não está 100%.

Com a evolução da comunidade Open Source, a Microsoft vêm sendo ameaçada e está começando a sentir o gostinho do pecado do monopólio. Um exemplo é o Firefox que já está sendo utilizado na Europa por mais de 18% da população, no Mundo já está em 13% e está ganhando forças, e isto é só o começo, o feedback do usuário tem sido muito importante, e mostra que no quesito qualidade o Internet Explorer está ficando para trás. Não posso deixar de citar outro exemplo que é o OpenOffice, um ótimo software, que nunca me deixou na mão, mas está começando a cair no gosto das pessoas, tenho amigos que nunca utilizaram Linux, nem sabem o que é Open Source mas adoram o OpenOffice. No meu trabalho, fiz a migração de todos os Gerenciadores de Emails para o Thunderbird, todos elogiaram. Troquei Winzips e Winrars pelo Filzip, um excelente software para compactação de arquivos que é Free.

O episódio da Microsoft acusando o Linux e outros softwares livres de quebra de patente é ridículo, a iniciativa de fazer acordos com Distribuições de Linux tem o intuito de atrapalhar o avanço tecnológico mantendo o monopólio da Microsoft. E como diz o Linus Torvalds; "Ao que parece, é muito mais lógico afirmar que a Microsoft é quem viola patentes, muito mais do que as alegadas violações do Linux. A teoria fundamental dos sistemas operacionais já estava radicalmente fundamentada nos anos 60. A IBM é quem deveria ser a dona de, literalmente, milhares de patentes fundamentais. E daí? Tudo o que é considerado fundamental certamente já perdeu qualquer proteção legal relativa a patentes". Estou ancioso para ver a lista das patentes quebradas, mas cadê? Isso é só para fazer medo!!!

Hoje somos todos dependentes do Software Livre, querendo ou não.

Que tal apoiarmos mais esta idéia, o que seria do Google sem os seus clusters Linux, o que seria dos desenvolvedores de Java sem o Eclipse (JBuilder sucks). O que seria de mim sem o FretsOnFire?

Mas é claro, não podemos deixar de falar das qualidades da Microsoft, até q o Vista é bonitinho, o Office 2007 é bonitinho tb.

[]'s

Vitor Ávila

3 comentários:

Vinicius Lobosco disse...

Vitor,

acho q as pessoas nao estao cientes não estão cientes do implicacão de quando distribuiem um arquivo xml, doc ou Solution do Visual Studio. Tudo bem q alguns prefiram usar SW proprietário; o que me inlouquece é ter q usar SW proprietário porque determinado professor está tendo alguma cooperacao com a MS. Espero q principalmente prof tenham nocao de sua resposabilidade em trancar as pessoas em SW proprietário.

Unknown disse...

Acho que tudo que ele consegue é fazer com que vcs peguem raiva do SW, hehehe...

Anônimo disse...

Olha, não vou comentar muito senão vou sair xingando a M$, e não é por aí... Mas essa coisa de "quebra de patente" é realmente ridícula, o Tio Bill tinha que ter vergonha na cara ao dizer isso. Um pequeno exemplo: de onde veio a idéia aplicada das janelas? E o mouse? Sem esses itens o Windows não seria nada, né? Pois bem, graças a Apple e a Xerox temos o Windows como é. Senão o Tio Bill poderia ficar na tela preta, ainda...

O mundo é colaborativo, não dá! Fechar o código fonte de algumas coisas eu até entendo, e como programador, entendo mais ainda. Se o homem fosse patentear a colher, como ficariam as conchas? E se o primeiro homem que conseguiu produzir viesse a patentear o fogo, o que seria da humanidade?

Não existe "patente" em termos de material intelectual... Existe reconhecimento pela autoria, que deve sim, ser mantido e respeitado. É comercial? Tudo bem, precisamos de dinheiro para sair, namorar, fazer as coisas, enfim, "viver" nesse mundo capitalista. Mas não que por causa disso tudo seja contra nós. Não é por causa disso que devemos querer tirar os outros da jogada. Cadê a livre concorrência? A M$ tem é medo disso. Medo do Linux, medo do Firefox, tirando o trono dela.

Negam a existência do Linux (procure por "Linux" na pesquisa da ajuda do Windows XP, rs... Não irão achar, mas pelo menos uma referência a ele tem, numa parte que é um tutorial sobre redes, não lembro agora qual). Mas pelo menos assumem o Firefox. Tente fazer um daqueles downloads protegidos do site da Microsoft usando o Firefox. Verão que tiveram as manhas de fazer um plug-in para ele, pra poder liberar o download só para Windows originais... A Microsoft tá abrindo as pernas sem alarde, mas tá.

Mesmo usando o Windows como sistema principal (por motivos de hardware não pude fazer um upgrade satisfatório pro Linux ainda), uso o OpenOffice e não pretendo trocar ele por nada! Aproveitando, até meu editor de textos puro virou open source, o Mep Texto.

Viva a liberdade!