segunda-feira, 16 de julho de 2007

Virtualização - Vários computadores em um só

Hoje em dia temos a opção de utilizarmos máquinas virtuais para várias tarefas, economizando espaço, infraestrutura, dinheiro e tempo.

Temos várias opção de software para Virtualização, por exemplo:
QEmu
VMware
VirtualBox

Pesquisando em fóruns, blogs, sites, wikipedias e outras coisas, chego a conclusão que o software mais utilizado e que HOJE apresenta melhor estabilidade e funcionalidade é o VMware.

Abaixo uma descrição do VMware.

VMware Workstation

É voltado ao uso no desktop, em ambientes de desenvolvimento. Atualmente está na versão 5.5.3, e roda em CPU's Intel e AMD de 32 e 64 bits. Permite rodar vários "computadores virtuais" dentro de um sistema operacional (que pode ser o Windows ou o Linux), cada um destes computadores pode rodar seu próprio sistema operacional.

O computador simulado pode ter uma quantidade de RAM definida (até 3600 MB no VMware 5.5.3; até 8GB, desconsiderando limitações do hardware, no VMware 6.0) e um disco virtual delimitado (até 950GB)

Ele pode "simular" um drive de CD-ROM, placas de rede (até 3 no VMware 5.5.3; até 10 no VMware 6.0 beta), discos rígidos e portas USB (USB 1.1 na versão 5.5.3; USB 2.0 na versão 6.0).

Recursos importantes:

  • Possibilidade de "unir" várias máquinas virtuais, permitindo que todas elas sejam iniciadas ou desligadas com um mesmo comando. Também é possível definir redes internas.
  • Suporte a 3 modos de rede: Bridged (a máquina virtual é vista como um outro computador na rede, com IP obtido via DHCP); NAT (a máquina virtual se conecta ao computador host, que por sua vez se conecta à rede); e Host-Only (a máquina virtual apenas se conecta ao host).
  • Possibilidade de criar registos instantâneos ("snapshots") de uma máquina virtual num dado momento. Assim, é possível testar configurações, e se elas derem errado pode-se reverter.
Fonte WIKIPÉDIA.

Eu acho super interessante esta ferramenta, a questão de podermos utilizar 2 computadores em um só!!!

É bastante útil para desenvolvedores tanto web quanto desktop, para testarem suas criações em sistemas operacionais diferentes. É possivel até montar datacenters com máquinas virtuais, é muito legal.

VMware Player

Executa máquinas virtuais prontas; Oficialmente, não é possível criar máquinas virtuais novas, mas é possível pular esta limitação de 3 formas:

  • Instalando uma versão de avaliação do VMware Workstation e criando máquinas virtuais novas.
  • Usando appliances (máquinas virtuais fornecidas pela comunidade, que operam como soluções prontas, onde basta apenas rodar).
  • Usando sites não oficiais, como o EasyVMX.
Temos máquinas virtuais prontas aqui, e aqui.

Temos até uma maquina virtual do projeto OLPC, que simula a funcionalidade do sistema.

Nenhum comentário: