segunda-feira, 16 de julho de 2007

UDPCast - Clonando vários computadores de uma vez

UDPCast é uma ferramenta super útil para o dia-a-dia de um profissional na área de informática, mais especificamente para manutenção de computadores. Imagine você ter que formatar e instalar (Slackware e Windows) um laboratório com 60 computadores e tem o prazo de 1 dia. Com o norton ghost dá pra quebrar um galho, mas ir de 1 em 1 não rende.

Apartir desta necessidade por uma dica de um colega achei o UDP Cast, uma solução para clonar vários computadores de uma vez.

O funcionamento é bem simples:
O UDP Cast é uma ferramenta de transferência de arquivos que pode transferir dados simultâneamente para várias estações em uma LAN.

Para utilizar esta ferramenta, primeiramente é necessário ter um hardware TOTALMENTE idêntico (aceitando tamanhos de HDs diferentes e também placas de rede diferentes, mas não é aconselhavel o uso de placas de rede diferentes), depois criar um disquete ou cd de boot contendo os módulos(drivers) do hardware das estações que serão clonadas, para gerar esta imagem.

1 - Se escolhe o tipo de mídia para geração do arquivo de boot.

2 - escolhemos os módulos das placas de rede, podemos escolher várias, não há problemas em termos placas de rede diferentes.

3 - Na terceira etapa podemos pré-configurar o menu do disco de boot, podendo já deixar predefinido uma Linguagem do menu, Ip, Mascara, Compressão, Partição a ser clonada, módulos dos dispositivos.

4 - Após estes três passos, precisamos passar a imagem gerada no site para um tipo de mídia, neste exemplo utilizarei um disquete, pois é mais fácil de se fazer.
no linux podemos utilizar vários métodos, mas eu utilizo o "dd", o comando seria: "dd if=disco_do_udpcast of=/dev/fd0"

5 - Passado a imagem para uma mídia, é hora de por a mão na massa.
Configure todos os computadores para dar boot no disquete, introduza o disquete em cada uma e dê o boot. Para melhorar a organização, eu indico configurar primeiramente a MATRIZ, ou o computador SENDER.
Ao dar o boot no disquete a primeira opção é a linguagem e layout do teclado, depois a configuração de rede (DHCP, Static IP).
Escolha a partição, não esquecendo de observar se o tamanho da partição nos outros computadores é igual ou superior. Você tem a opção de clonar apenas alguma partição específica ou o disco inteiro.
No fim escolhemos a compactação dos dados e a última opção é se a estação é Sender ou Receiver, lembrando que SENDER é apenas a matriz, todas as outras estações são RECEIVER.

6 - Após todos os computadores serem configurados aperte uma tecla em qualquer uma delas para começar a clonagem.

Observações: Aconselho a utilização de no mínimo um Switch 3com 10/100 ou de qualidade superior para ter uma clonagem rápida. E evite clonar mais de 30 computadores de uma vez. Algumas vezes o LILO não funciona corretamente, então sempre tenha em mãos um disco de boot do seu sistema linux para restaurar o lilo.

Outros tutoriais de utilização do UDPCast:
Fabricio L.C Moeller - Viva o Linux
Camilo Arthur - Dicas-L

Site oficial: UDPCast
Link para gerar o disco de boot: Cast-o-Matic

Espero que esta dica tenha sido útil para todos.

[]'s

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse eh útil msm. nuhh..
La na faculdade é utilizado diariamente.. rs.. ou quase neh..rs
Ferramenta muito boa msm.
Ficando bão Vitim :P
FLW

Fabio Urias disse...

tentei utilizar este aplicativo para 20 Estações windows xp com partição NTFS,mas sem sucesso!!!!
Gostaria de saber se há outra possibilidade para clocar e distribuir estes eqptos pela rede?

Anônimo disse...

Fabio..
Existe o Norton Ghost que funciona legal ateh.. da uma olhada..
VLW

Anônimo disse...

Olá...
Estou usando o udpcast dando o boot pelo cd mas não consigo clonar não consigo clonar o hd inteiro...não acho essa opção to fazendo uma partição por vez, e outra, não consigo fazer em mais de um micro por vez.por favor me de um help.
Atenciosamente, Rodrigo
rodrigo_santos1@yahoo.com.br